BH Recicla

Arquitetura e meio ambiente: 3 invenções incríveis

A expansão do espaço urbano é algo que parece ir na contramão da preservação. Mas não precisa ser assim! Há tempos, invenções incríveis na arquitetura permitem que o crescimento ocorra de forma sustentável, fazendo com que progresso e meio ambiente estejam lado a lado.

Existem diversas ideias futuristas que enchem os olhos de qualquer um que se interesse por arquitetura ou por sustentabilidade. E existem, também, ideias que estão ao nosso alcance agora e que são boas o bastante para promover mudanças em favor do Planeta.

A natureza nos ensina a apreciar e valorizar as coisas simples e essas três invenções que apresentamos no post de hoje nos direcionam para o mesmo caminho. Veja só!

A arquitetura sustentável

Também conhecida como arquitetura verde ou eco arquitetura, essa é uma maneira de desenvolver projetos que minimizem o impacto ambiental.

Assim sendo, a arquitetura sustentável envolve desde a utilização de materiais reciclados até o uso de tecnologias verdes para substituir as soluções tradicionais.

São projetos que consideram as condições climáticas do local, a redução do consumo de energia, a preservação do ecossistema, a melhor utilização dos materiais e o melhor aproveitamento das características naturais do ambiente.

Arquitetura e meio ambiente: as invenções

  • Fachadas vivas

Como haveria de ser, muitas das soluções da arquitetura sustentável contam com a ajuda da ciência e da tecnologia. É o caso, por exemplo, do concreto biológico desenvolvido pelo Grupo de Tecnologia de Estruturas da Universidade Politécnica da Catalunha.

Trata-se de uma mistura de cimento convencional e um cimento à base de fosfato de magnésio. Uma combinação que cria condições para o crescimento natural de organismos como fungos, liquens, micro algas e musgos.

O resultado é a crescimento de uma fachada viva que fornece conforto térmico e promove a redução de CO2. Além do belo efeito visual, a inovação não prejudica a estrutura da obra e nem gera problemas de infiltração, garantindo a viabilidade de seu uso.

null
  • Horta esférica urbana

O The Growroom é um projeto desenvolvido por arquitetos Sine Lindholm e Mads-Ulrik Husum. Trata-se de uma solução criada para que cidades entendam que é possível aliar crescimento e meio ambiente e produzir sua própria comida.

Basicamente, a criação dessa horta ou jardim requer madeira compensada, parafusos e martelo de borracha. É um projeto que exige esforço e paciência, mas que é possível de seguir.

Tanto que os desenvolvedores, em conjunto com a SPACE10 — um laboratório lançada pela gigante IKEA e que visa a vida sustentável — decidiram divulgar todas as etapas para a confecção e montagem do Growroom, de graça. Isso significa que qualquer um pode seguir a ideia e ter sua própria horta esférica!

null
  • Cobertura ou telhado verde

A cobertura ou telhado verde está entre os assuntos de destaque na conversa sobre sustentabilidade. A princípio, pode parecer uma ideia similar à da fachada verde, mas não é só isso.

Além da cobertura vegetal, coberturas que utilizam painéis de energia solar, por exemplo, também podem ser consideradas como “telhados verdes”. Isso porque o objetivo é o uso de recursos ou tecnologias que reduzam gastos e sejam mais positivos para o meio ambiente.

De qualquer forma, são os telhados com vegetação que costumam chamar mais a atenção de quem busca invenções da arquitetura sustentável. Nesses casos, pode-se optar por um telhado jardim ou até por um telhado horta. Um bom projeto, aliado à análise das estruturas e condições de manutenção é o que direciona a escolha mais adequada!

null

Os desafios da arquitetura sustentável

Pode até ser que você tenha chegado até aqui pensando que essas invenções são simples demais para serem chamadas de incríveis. E há, de fato, ideias inovadoras e futuristas que parecem muito mais interessantes.

A questão é que para chegar às soluções do futuro, a arquitetura atual precisa encontrar incentivo e condições adequadas para implementar as soluções que parecem mais simples, como as citadas neste post.

Práticas de arquitetura sustentável, bem como a produção de materiais reciclados nos projetos ainda são pouco comuns e, por isso, podem ter custos elevados.

Um dos caminhos é conseguir que sociedade e governo reconheçam o quão incríveis e poderosas cada uma dessas invenções é. Assim, a arquitetura sustentável vai se tornando cada vez mais popular e viável.

Quer mais exemplos da combinação entre Arquitetura e meio ambiente Confira nosso post sobre o bambu, a madeira do futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?