BH Recicla

5 pequenos hábitos que podemos mudar para ajudar o meio ambiente

A ação humana na Terra causa diversos impactos ambientais, por isso é sempre importante buscar por atitudes capazes de ajudar o meio ambiente.

Às vezes, parece que essa é uma causa que requer esforços grandiosos que estão fora do nosso alcance. Mas não é bem assim!

Mudar pequenos hábitos podem ser suficientes para ajudar o meio ambiente. Sobretudo se conseguirmos fazer com que mais pessoas se engajem.

Felizmente, os brasileiros estão se preocupando mais com a causa ambiental, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido da organização não governamental WWF.

Uma prova disso é o aumento do número de pessoas que se interessam em reduzir o uso de materiais descartáveis, aumento do número de vegetarianos, dentre outras práticas sustentáveis.

Continue a leitura para descobrir 5 pequenos hábitos para ajudar o meio ambiente! Vamos lá?

5 pequenos hábitos para ajudar o meio ambiente

1. Separe o lixo para a reciclagem

Você sabia que menos de 1% do lixo produzido em Belo Horizonte é destinado para a reciclagem?

Essa dado é preocupante, principalmente tendo em vista que 2.800 toneladas de lixo são produzidos diariamente na capital mineira, o suficiente para encher 400 caminhões de lixo.

E para aonde vai todo esse resíduo? Para lixões e aterros sanitários, onde passarão dezenas, centenas, às vezes até milhares anos aguardando para ser decompostos!

A reciclagem é um processo que promove transformações físico-químicas no resíduo sólido permitindo que ele possa ser usado novamente como matéria-prima ou como produto.

Tendo isso em vista, a reciclagem é uma atitude importante para ajudar o meio ambiente.

Muitos bairros de Belo Horizonte não contam com coleta seletiva, mas existem centros de reciclagem de lixo comum e de lixo eletrônico, como a BH Recicla.

Com os nossos serviços de coleta você pode estar fazendo a sua parte para ajudar o meio ambiente!

2. Reduza o consumo de água para ajudar o meio ambiente

Segundo informações disponibilizadas pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), o gasto de água em BH é o dobro recomendado pela OMS.

Um reflexo disso é que nos últimos anos o calor e o clima seco marcaram presença na capital mineira, como em diversas outras localidades.

A falta de chuvas fez com que muita gente ligasse o alerta e reduzisse o consumo. Mas é bom lembrar que a mudança de hábitos não deve ser feita apenas em momentos de crise.

Por isso, se você quer ajudar o meio ambiente, lembre-se de fechar a torneira enquanto lava a louça, diminua o tempo gasto no chuveiro e não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes!

Você pode, ainda, reutilizar a água da máquina de lavar ou captar água da chuva, através de baldes, por exemplo, para lavar o quintal, o carro, etc.

3. Adote uma alimentação mais saudável

A alimentação humana está intimamente relacionada a problemas ambientais, como é o caso do desmatamento.

Por isso quando se trata de ajudar o meio ambiente, devemos repensar nossos hábitos.

Essa informação se confirma com o estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que diz que pecuária é maior causa de desmatamento na Amazônia.

Esse dado vem sendo suficiente para estimular a mudança nos hábitos alimentares de milhares de pessoas ao redor do mundo.

De acordo com pesquisa feita pelo Ibope o número de brasileiros vegetarianos dobrou em um período de 6 anos.

Eliminar carne da alimentação pode ser uma medida muito drástica para muitas pessoas, mas, ainda assim, existem opções para ajudar o meio ambiente, como a campanha Segunda Sem Carne.

Além disso, o modelo de agricultura latifundiário com o alto uso de pesticidas contribui para a poluição do solo, do lençol freático e culmina na morte animais importantes para o meio ambiente, como as abelhas.

Uma atitude importante é procurar consumir produtos orgânicos, principalmente aqueles oriundos da agricultura familiar.

Assim além de ajudar o meio ambiente você favorece um modelo sustentável de produção de alimentos e auxilia famílias agricultoras.

4. Evite o uso de itens descartáveis

O plástico é um dos grandes vilões atuais, e se nosso objetivo é ajudar o meio ambiente, devemos evitar utilizar esses utensílios.

Materiais plásticos demoram centenas de anos para se decompor, é uma das maiores causas de poluição dos oceanos e ambientes terrestres, impactando sua fauna e flora.

A vida ideal seria viver em um mundo totalmente sem plástico, mas ainda estamos muito longe disso.

Entretanto, existem algumas atitudes que podemos tomar para diminuir a produção de resíduo plástico. A principal delas é evitar o uso de itens descartáveis!

Atualmente esse assunto está em voga, de modo que já forma criadas diversas soluções para reduzir a necessidade desses utensílios, ajudando o meio ambiente.

Como exemplo disso, nós temos canudinhos de inox, escovas de dente de bambu, cotonetes com hastes biodegradáveis, dentre outros.

5. Prefira fontes de energia renováveis para ajudar o meio ambiente

Tudo o que nós fazemos depende de geração e transformação de energia, sendo algo tão presente na nossa vida devemos nos atentar em relação a sua origem.

Uma das fontes de energia mais utilizadas atualmente é o petróleo, um combustível fóssil.

Isso quer dizer que ele foi formado pelo soterramento de diversos tipos de matéria orgânica (animais e vegetais mortos), um processo que demora milhões de anos para acontecer.

Sendo assim, o petróleo não é uma fonte de energia renovável, ou seja, se as suas reservas no ambiente acabarem não teremos outra fonte desse produto.

Além disso, a queima do petróleo é extremamente prejudicial ao meio ambiente, já que libera altas quantidades de dióxido de carbono, o famoso CO2.

Um gás que potencializa o efeito estufa, tornando o nosso planeta mais quente!

Tendo isso em vista, para ajudar o meio ambiente é importante procurarmos fontes alternativas de energia, de preferência que sejam renováveis.

Como exemplo disso temos a energia solar, energia eólica e os biocombustíveis, como o etanol que é produzido a partir da cana-de-açúcar.

Conclusão

A existência dos seres humanos na terra causam uma infinidade de impactos ambientais, entretanto, existem diversas atitudes que podemos tomar para ajudar o meio ambiente, não deixe de fazer a sua parte!

Gosta de conteúdos sobre sustentabilidade? Continue no nosso blog para conhecer a pegada ecológica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?